Cabo Verde: PAICV quer investigação sobre campanha eleitoral na pandemia

O vice-presidente do PAICV, Rui Semedo, defendeu que as autoridades deveriam realizar um estudo para avaliar se o aumento do número de casos de infeções causadas pela Covid-19 em Cabo Verde está relacionado com as campanhas eleitorais. Recorde-se que as legislativas ocorreram no passado domingo, 18 de abril. 

“Seria um pouco ajuizado da minha parte fazer esta ligação causa/efeito campanha eleitoral e o aumento do número de casos infetados pela Covid-19”dissequando questionado sobre o tema. 

As declarações foram feitas à margem da audiência que o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, manteve com os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, no quadro da nomeação do primeiro-ministro saído das eleições do dia 18. Ulisses Correia e Silva, líder do MpD, voltou a ser reeleito. 

De acordo com Semedo, é “normal e natural” que o chefe de Estado chame as formações políticas para ouvi-las sobre o processo da indicação de quem deverá governar o país. 

“À luz da nossa Constituição, quem deverá governar o país é o partido mais votado e que tenha o maior número de deputados e, neste caso, à luz dos resultados, a questão está a ficar cada mais clara”, realçou. 

No entanto, acrescentou, o PAICV tem “algumas reservas” sobre o facto de a auscultação dos partidos políticos dever acontecer após a publicação definitiva dos resultados eleitorais, considerando que assim possa fazer “mais sentido”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique depende menos de energia importada

Moçambique depende menos de energia importada

Moçambique é um dos maiores produtores de energia elétrica da África Austral, através da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. No entanto, até 2016 continuava a…
Cabo Verde: Dívida interna sofre aumento de quase 14%

Cabo Verde: Dívida interna sofre aumento de quase 14%

A dívida interna de Cabo Verde subiu 13,8% desde o início de 2021. Esta percentagem representa 95.949 milhões de escudos, de acordo com o mais recente…
Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria celebraram em Viena, capital austríaca, o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países. O evento contou com a…
Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolveram um método de estimulação completamente novo, usando microeletrodos ultrafinos, para combater a dor intensa. Esta técnica proporciona um…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin