Cabo Verde: PAICV quer “maior intervenção” do Governo junto da diáspora

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) apelou nesta terça-feira, 05 de maio, a uma “maior intervenção” do Governo junto da comunidade cabo-verdiana na diáspora, defendendo medidas “integradas e inclusivas”.

A posição do maior partido da oposição no país foi divulgada em conferência de imprensa pelo secretário-geral adjunto para as Relações Externas do PAICV, Francisco Pereira, que esclareceu a necessidade de uma intervenção materializada em medidas concretas.

Segundo a formação política, tendo em conta a situação atual dos cabo-verdianos na diáspora, onde “já ocorreram mais de quatro dezenas de mortes” em vários países, é preciso criar ou dinamizar um Fundo de Emergência direcionado à comunidade que se encontra fora do arquipélago.

“No nosso ponto de vista pode ser um instrumento de apoio financeiro e sanitário aos mais desamparados por esta pandemia”, sugeriu Francisco Pereira, mencionando ainda a importância de criar um “observatório de acompanhamento da diáspora” em articulação com os serviços das embaixadas, dos consulados e com a rede associativa existente, no sentido de se “avaliar de forma aprofundada” o impacto social e económico da pandemia junto das comunidades cabo-verdianas.

“Desta forma, apurando para melhor solucionar os acessos aos cuidados sanitários, bem como as contingências de emprego, de rendimento e de segurança social”, acrescentou.

O político propôs também a promoção de uma “diplomacia proativa” junto dos países que acolhem os emigrantes cabo-verdianos, com o intuito de uma “maior e melhor integração”, particularmente neste momento de pandemia da Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin