Cabo Verde: PAICV quer “maior intervenção” do Governo junto da diáspora

PAICV na Assembleia de Cabo Verde

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) apelou nesta terça-feira, 05 de maio, a uma “maior intervenção” do Governo junto da comunidade cabo-verdiana na diáspora, defendendo medidas “integradas e inclusivas”.

A posição do maior partido da oposição no país foi divulgada em conferência de imprensa pelo secretário-geral adjunto para as Relações Externas do PAICV, Francisco Pereira, que esclareceu a necessidade de uma intervenção materializada em medidas concretas.

Segundo a formação política, tendo em conta a situação atual dos cabo-verdianos na diáspora, onde “já ocorreram mais de quatro dezenas de mortes” em vários países, é preciso criar ou dinamizar um Fundo de Emergência direcionado à comunidade que se encontra fora do arquipélago.

“No nosso ponto de vista pode ser um instrumento de apoio financeiro e sanitário aos mais desamparados por esta pandemia”, sugeriu Francisco Pereira, mencionando ainda a importância de criar um “observatório de acompanhamento da diáspora” em articulação com os serviços das embaixadas, dos consulados e com a rede associativa existente, no sentido de se “avaliar de forma aprofundada” o impacto social e económico da pandemia junto das comunidades cabo-verdianas.

“Desta forma, apurando para melhor solucionar os acessos aos cuidados sanitários, bem como as contingências de emprego, de rendimento e de segurança social”, acrescentou.

O político propôs também a promoção de uma “diplomacia proativa” junto dos países que acolhem os emigrantes cabo-verdianos, com o intuito de uma “maior e melhor integração”, particularmente neste momento de pandemia da Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…