Cabo Verde: PAICV vai propor aumento salarial no OE2020 para povo enfrentar a seca

O PAICV vai propor que o Orçamento do Estado (OE) para 2020 inclua um aumento salarial, de forma a que os cabo-verdianos consigam suportar os danos causados pelos dois anos de seca consecutiva no país, enfrentando “a inflação, que neste momento é de 2,5%”.

“Isto para beneficiar diretamente todos os trabalhadores da administração pública e servir de referência para o setor privado, para poder também aumentar o salário dos trabalhadores”, explicou o líder do grupo parlamentar do maior partido na oposição em Cabo Verde, Rui Semedo.

As declarações foram feitas em conferência de imprensa, realizada nesta terça-feira, 10 de dezembro, na cidade da Praia, onde foi apresentado o balanço das jornadas parlamentares, com vista à preparação da sessão plenária que começa nesta quarta-feira.

Segundo Semedo, os seus colegas de bancada vão propor ainda a “extensão da aplicação do salário mínimo” a toda a administração direta e indireta do Estado, uma vez que existem setores da administração pública onde não é aplicado o salário mínimo, como o caso de algumas câmaras municipais.

“Vamos ainda propor o aumento da pensão social para, desta vez, atingir pelo menos o tecto de 7.500 escudos (68 euros), de acordo com os compromissos assumidos e, também, aumentar o rendimento destas famílias que precisam do apoio do Estado”, ajuntou.

Durante a discussão do OE para o próximo ano, os deputados do PAICV vão propor igualmente o aumento do mínimo de existência para 600 mil escudos (5.441 euros), cujo montante está atualmente fixado nos 432 mil escudos (3.917 euros), o que significa que até 50 mil escudos (453 euros) “não se procedesse ao desconto” e, por conseguinte, “daria uma folga e maior poder de compra às pessoas”, esclareceu.

“Neste momento, este montante situa-se em 36 mil escudos (326 euros) e estaremos a propor para passar para 50 mil”, mencionou, acrescentando que querem avançar para a redução do Tributo Especial Unificado (TEU) de 4% para 2%, bem como a do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para os “bens essenciais”, entre os quais a água e a energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…