Cabo Verde: PAICV vota contra proposta que aumenta dívida interna

Os deputados do PAICV chumbaram nesta quarta-feira, 24 de novembro, a proposta do Governo de rever a Lei de Bases do Orçamento e permitir assim aumentar o endividamento interno até 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em casos de recessão económica ou catástrofe. 

A justificação dada pelo principal partido da oposição em Cabo Verde foi o facto de haver falta de negociação, uma vez que não terá havido, alegadamente, abertura suficiente do Governo para a discutir a sua aplicação. 

“Entendemos que, não tendo havido essas negociações, não seria avisado, para defesa dos superiores interesses do país e dos cabo-verdianos, que alterássemos uma lei que requer maioria qualificada de dois terços ‘ad aeternum’ [eternamente], sem termos qualquer tipo de garantia relativamente à sua revisão no futuro”, explicou o deputado Démis Almeida na declaração de voto do PAICV, citada pelo “Expresso das Ilhas”. 

Esta proposta precisava de maioria qualificada na Assembleia Nacional para passar, sendo necessário o voto a favor dos deputados do PAICV. O objetivo era alterar a Lei de Bases do Orçamento, que prevê a possibilidade de endividamento interno de até 3% do PIB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Conselho de Ministros aprova Acordo de Mobilidade da CPLP

Angola: Conselho de Ministros aprova Acordo de Mobilidade da CPLP

O Conselho de Ministros de Angola aprovou nesta quarta-feira, 24 de novembro, o Acordo de Mobilidade entre os Estados-membros da Comunidade…
Revista de Imprensa Lusófona de 25 de novembro de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 25 de novembro de 2021

Em Portugal o “Expresso” noticia “Coronavírus: Adiar regresso às aulas, teste e certificado na passagem de ano, controlo nas fronteiras, teletrabalho (o que…
Angola: Militantes da UNITA financiados para prejudicar Costa Júnior

Angola: Militantes da UNITA financiados para prejudicar Costa Júnior

Os dez militantes da UNITA que solicitaram este ano ao Tribunal Constitucional de Angola a impugnação do XIII Congresso Ordinário do…
Timor-Leste: Governo não renova estado de emergência

Timor-Leste: Governo não renova estado de emergência

O Governo timorense informou que não vai renovar o estado de emergência contra a Covid-19. No entanto, aprovou medidas excecionais e…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin