O novo Parlamento de Cabo Verde marcou uma reunião para a próxima segunda-feira, 14 de junho, para a apresentação do programa do Governo para a legislatura. Nessa altura será votada a moção de confiança ao Executivo, dirigido por Ulisses Correia e Silva.
Segundo a informação divulgada pela Assembleia Nacional, os trabalhos irão decorrer durante todo o dia de 14 de junho em vez de 16 de junho, data anunciada anteriormente numa sessão especial.
“No dia 18 de abril, o povo cabo-verdiano foi às urnas e escolheu livremente ‘Cabo Verde no caminho seguro’, como propôs o MpD. O povo cabo-verdiano apostou na continuidade do MpD para governar Cabo Verde, ciente de que, em contexto difícil marcado por secas severas e pela pandemia da covid-19, cumprimos o essencial do programa de governação 2016/2021 e reforçamos a confiança para um novo mandato que agora se inicia”, pode ler-se na moção de confiança apresentada por Correia e Silva ao Parlamento.
O governante realçou o facto de a pandemia da Covid-19 exigir “uma concentração de esforços para continuar a proteger a saúde, o emprego, as empresas e as famílias”, além de “aliviar o país dos elevados encargos assumidos com o combate à Covid-19”.
Tal é feito, continuou, através das medidas de proteção social e às empresas, “e com as consequências da quebra da atividade económica nas finanças públicas”.
Ainda segundo o chefe do Governo, “a proteção da saúde, do emprego, do rendimento e das empresas, a massificação da vacinação, a retoma e o lançamento da economia e o alívio da dívida externa são as principais prioridades de curto prazo”.