O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, é um dos participantes da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O evento decorre em Washington de 10 a 16 de abril.
A informação foi avançada pelo Governo cabo-verdiano nesta segunda-feira, 10 de abril. De acordo com o comunicado divulgado, na reunião será debatida a nova abordagem que o FMI deverá ter com os países insulares a nível de acesso aos financiamentos. Será ainda analisada com o Banco Mundial a possibilidade de o país aceder a novos pacotes de financiamento para projetos transformadores e catalíticos para a economia nacional.
É também mencionado que o encontro junta os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais dos países membros, bem como executivos de Instituições Financeiras Internacionais, do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos.
O objetivo consiste em debater questões de importância económica global, além de temas específicos que integram a agenda económica e dos desafios mais urgentes que o mundo enfrenta atualmente.
Segundo a mesma fonte, o evento em Washington representa mais uma oportunidade para o Governo de Cabo Verde continuar a reforçar os contactos bilaterais com os principais parceiros de desenvolvimento do arquipélago e estabelecer novas parcerias estratégicas.