Cabo Verde pede apoio a Portugal para navios militares

A ministra da Defesa de Cabo Verde, Janine Lélis, solicitou o apoio de Portugal para a implementação de infraestruturas com vista à manutenção dos navios cabo-verdianos. O pedido foi feito nesta quinta-feira, 26 de maio, durante uma reunião com a homóloga portuguesa, Helena Carreiras

“Tivemos a oportunidade de conversar sobre a possibilidade de Portugal ajudar Cabo Verde a criar uma estrutura para apoio aos nossos equipamentos, aos nossos navios, em especial para a questão da manutenção, propriamente para aquela manutenção que é mais corrente”, disse Janine Lélis na Praia, citada pela “Lusa”. 

As governantes assinaram um protocolo de cooperação para intercâmbio entre as direções nacionais da política de Defesa dos dois países, no âmbito da visita de dois dias de Helena Carreiras à Praia, capital cabo-verdiana. 

“Igualmente esperamos a possibilidade de Portugal nos apoiar na criação daquilo que seria a autoridade militar aérea. É do conhecimento público que o Governo tem a pretensão de fazer a aquisição de um avião e, nesse sentido, nós temos que nos organizar e nos preparar para esse efeito”, acrescentou a ministra de Cabo Verde. 

“Estamos a contar fortemente com essa amizade e essa parceria e cooperação muito estreita para que Portugal nos ajude, de facto, a materializar coisas que são tão importantes para a nossa componente de Defesa e para as nossas Forças Armadas”, prosseguiu. 

Por sua vez, a ministra portuguesa disse que Portugal está a estudar o apoio a Cabo Verde na componente da manutenção dos meios navais. 

“As modalidades de colaboração nesse aspeto estão a ser ponderadas. O que já fizemos nesta reunião foi manifestar a nossa disponibilidade para esse apoio no âmbito dos projetos existentes, mas eventualmente envolvendo também outras entidades que possam vir a colaborar. Estão ainda a ser estudas essas modalidades”, esclareceu Helena Carreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Zelensky diz que país deve "encarar a realidade" e negociar com Putin

Ucrânia: Zelensky diz que país deve "encarar a realidade" e negociar com Putin

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira, 27 de maio, que o país deve “encarar a realidade” e…
Entrevista: "Em Portugal temos uma reserva de vacinas para a varíola"

Entrevista: "Em Portugal temos uma reserva de vacinas para a varíola"

Em Portugal são 58 os casos confirmados de varíola dos macacos em humanos, até ao momento. Por enquanto, os doentes…
Revista de Imprensa Lusófona de 27 de maio de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de maio de 2022

A “Inforpress”, agência de notícias de Cabo Verde, escreve “Parlamento: MpD dá nota positiva a forma como a X legislatura…
Timor-Leste: PR pede a Governo que combata a desnutrição

Timor-Leste: PR pede a Governo que combata a desnutrição

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, pediu ao Governo que combatesse a desnutrição no país.  “A prioridade do…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin