As poupanças dos cabo-verdianos nos bancos baixaram ligeiramente em julho, para 72,4 milhões de euros. É este o número divulgado pelo mais recente relatório estatístico mensal do Banco de Cabo Verde (BCV).
No entanto, o mesmo documento indica que as poupanças acumulam um crescimento de 17% desde o início da pandemia da Covid-19.
Os depósitos de poupança nos bancos cabo-verdianos atingiram os 8.007 milhões de escudos (72,4 milhões de euros) no final de julho, o que representa uma descida de 0,8% comparativamente a junho. Em março de 2020, antes da pandemia, as poupanças correspondiam a 6.847 milhões de escudos (61,5 milhões de euros) e foram crescendo quase todos os meses.
Entre março e abril deste ano, os depósitos de poupança nos bancos cabo-verdianos aumentaram 7%, de 7.736 milhões de escudos (70,4 milhões de euros) para quase 7.844 milhões de escudos (71,4 milhões de euros).
O registo da primeira descida no valor dos depósitos de poupança em nove meses aconteceu em julho. Também os depósitos a prazo nos bancos caíram quase 6% no espaço de um mês, para cerca de 42.415 milhões de escudos (383,7 milhões de euros).
No país operam sete bancos comerciais com licença para trabalhar com clientes residentes e quatro apenas com licença para clientes não residentes, considerados ’offshore’, regime que termina no final deste ano.