O Partido Popular (PP) só conseguiu apresentar uma lista para a presidência da Câmara Municipal da Praia (CMP). Foram também apresentadas duas listas para as assembleias municipais da Praia e da Boa Vista, encontrando-se esta última em processo de correção.
“Nós entramos nessa luta para ganhar e não para perder. Sabemos que a nossa força em termos económicos é fraca porque não temos dinheiro, mas somos fortes em termos de ideias e vontade e tudo pode acontecer”, declarou o presidente do partido, Amândio Barbosa Vicente.
A informação foi avançada em conferência de imprensa, sendo o dirigente quem lidera a candidatura à CMP. Quanto à cabeça de lista para a assembleia da Praia, o escolhido foi o atual secretário-geral do PP, Juvenal Furtado.
As listas para os dois órgãos no município da Praia foram aprovadas pelo Tribunal da Comarca. Já da Boa Vista, encabeçada pelo cidadão de origem italiana, Sérgio Corrá, foi devolvida para correções relacionadas com a questão da paridade.
A formação política tinha dado igualmente como certa a sua participação em Santa Catarina (Santiago), mas não conseguiu apresentar candidatura. De acordo com Amândio Vicente, houve uma desmobilização dos integrantes das listas na última hora.
“Houve ofertas de bolsas de estudo e de emprego e todo mundo abandonou a lista. É a nossa democracia e isso foi patrocinado pelo senhor primeiro-ministro de Cabo Verde”, declarou.
Para as eleições autárquicas de 25 de outubro, na Praia, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, 81.458 eleitores. Em 2016 o número de inscritos era de 82.198, dos quais 35.722 votaram.