Membros do Partido Popular (PP)

Cabo Verde: PP comenta “fantochada da democracia”

O Partido Popular (PP) discursou sobre os 46 anos de independência de Cabo Verde, considerando a mesma “muito positiva” para o povo cabo-verdiano. No entanto, aproveitou a ocasião para também deixar críticas. 

Para o PP, existe uma “fantochada da democracia” mediante a “cumplicidade das embaixadas e organizações internacionais”, mesmo após 46 anos da proclamação da independência. 

Segundo o dirigente da formação política, Amândio Barbosa Vicente, a soberania do arquipélago e emancipação do povo trouxe vantagens, como o desenvolvimento, mas ainda há desafios por solucionar, como a reforma do Estado. Neste caso, continuou, este problema deveria começar a ser tratado a partir do poder executivo, devido ao “excessivo número de governantes num microestado”

Barbosa Vicente defende um regime presidencial em detrimento do parlamentar, com o argumento de que o Presidente da República é quem deve governar. Outras sugestões são a reforma da representação diplomática, o reforço da Polícia Nacional, a reforma das Forças Armadas, com a extinção do serviço militar obrigatório, e a reforma do poder judicial, com a eleição do procurador-geral da República. 

O político quer igualmente um papel mais atuante do Estado nas atividades económicas e que o turismo não continue a ser a atividade prioritária da economia cabo-verdiana, entre outras sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: PR designa Costa Júnior para Conselheiro da República

Angola: PR designa Costa Júnior para Conselheiro da República

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, nomeou novos membros do Conselho da República nesta terça-feira, 29 de março.…
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Acordos de cooperação

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Acordos de cooperação

Os acordos entre o Governo de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe foram assinados, na Cidade da Praia,…
Cabo Verde: PR avisa sobre crise causada pela guerra na Ucrânia

Cabo Verde: PR avisa sobre crise causada pela guerra na Ucrânia

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, alertou publicamente para as sérias consequências da guerra na Ucrânia.…
Ucrânia: Zelensky não acredita na retirada russa

Ucrânia: Zelensky não acredita na retirada russa

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não acredita na promessa da Rússia de reduzir drasticamente a sua atividade militar no norte da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin