O vice-presidente do PP, Felisberto Semedo, afirmou neste domingo, 27 de outubro, que espera que o novo Procurador-geral da República (PGR), José Landim, dê seguimento e resolva os casos de corrupção e de colarinho branco que se encontram pendentes na procuradoria há já algum tempo.
No final da reunião quinzenal do partido, o dirigente realçou em conferência de imprensa que o povo cabo-verdiano está ansioso para ver resolvidos esses casos, que, na sua opinião, “ficaram claros” de que são casos corrupção.
“Com a nomeação do novo PGR esperemos que ele dê vazão às pendências e que ele continue a chamar os titulares dos cargos políticos, os colarinhos brancos para serem investigados. Nós temos casos que estão há vários anos em banho-maria como do Novo Banco, do Fundo do Ambiente e da FICASE [Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar]. Esperemos que ele tome conta desses e de outros casos para dar seguimento”, acrescentou.
O membro do partido na oposição apelou a que a próxima escolha do PGR seja feita de forma “imparcial”, propondo que a mesma seja feita pela via da eleição entre os pares ou pela eleição do povo. “Que não seja um nomeado do Governo ou então do Presidente da República, porque isto condiciona muito o trabalho da Procuradoria-geral da República. Não haver nenhum PGR que vai ter interesse em resolver casos que comprometem os titulares dos cargos políticos, tendo em conta que foi nomeado por estes”, defendeu.