O Presidente da República de Cabo Verde anunciou que vai visitar a Ucrânia em “data a indicar”. José Maria Neves decidiu assim aceitar o convite feito pelo seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, através de uma conversa telefónica.
A Presidência da República de Cabo Verde informou, em nota de imprensa, que Neves recebeu nesta terça-feira, 30 de maio, uma chamada telefónica de Zelensky, a pedido deste, para abordar o conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia.
Quanto ao conflito, o chefe de Estado cabo-verdiano afirmou que Zelensky agradeceu a “posição firme” de Cabo Verde desde a primeira hora, a condenar a invasão de parte do território ucraniano pelas forças russas.
“Posição essa coerente com o respeito do Estado cabo-verdiano à integridade territorial e à soberania dos Estados, plasmado, inclusive, no artigo 11.º da Constituição da República. Um posicionamento pela paz e pela resolução negociada dos conflitos, à luz do Direito Internacional”, pode ler-se na nota divulgada.
Os governantes aproveitaram a chamada para desenvolverem conversações no sentido do reforço das relações bilaterais entre os dois países que representam. Segundo Neves, Zelensky manifestou a disponibilidade em reforçar a cooperação bilateral.