Cabo Verde: PR apresenta queixa-crime contra Péricles Tavares

O chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, decidiu apresentar uma queixa-crime contra o ex-candidato presidencial Péricles Tavares, por injúria e calúnia. Recorde-se que a candidatura do visado às presidenciais de 2021 foi chumbada pelo Tribunal Constitucional, por não corresponder às regras exigidas.

Segundo o atual Presidente da República, as acusações de Tavares em relação à sua pessoa, dizendo que tem dupla nacionalidade – o que, por lei, deveria impedi-lo de ser chefe de Estado – são um “ataque” ao país. Neste âmbito, Jorge Carlos Fonseca decidiu marcar posição para que tal não volte a acontecer.

A queixa-crime terá sido apresentada no Tribunal da Praia pela advogada e mulher do governante cabo-verdiano. O documento inclui igualmente o também cidadão cabo-verdiano Alexandre Santos, residente nos Estados Unidos da América e promotor de uma página na Internet onde faz as suas publicações.

“Os motivos são injúria e calúnia contra Jorge Carlos de Almeida Fonseca, cidadão e atual Presidente da República de Cabo Verde. Nós temos aqui também um ataque, uma ofensa ao próprio país”, declarou Lígia Fonseca aos jornalistas, à porta do Palácio da Justiça.

Recorde-se que Péricles Tavares disse que Jorge Carlos Fonseca tem outra nacionalidade, a portuguesa, e que, como tal, desde o início está a exercer as suas funções de forma ilegal. O ex-candidato pediu ainda a impugnação das candidaturas presidenciais de Carlos Veiga, José Maria Neves e Joaquim Monteiro, alegando que também têm dupla nacionalidade, mas foi a sua candidatura que foi recusada, precisamente por ele ter outra nacionalidade e por ter apresentado assinaturas insuficientes.

Segundo Lígia Fonseca, “estas pessoas têm de responder, porque a liberdade de expressão, de opinião, o dever de informar, tudo isto é sempre acompanhado com o dever de responsabilidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira, 30 de setembro, que a anexação dos territórios ucranianos à Rússia representa…
Moçambique: Frelimo defende união dos partidos para solucionar desemprego

Moçambique: Frelimo defende união dos partidos para solucionar desemprego

O reeleito secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, defende a união de esforços dos partidos moçambicanos para encontrarem soluções no acesso…
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa na Noite Europeia de Investigadores

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa na Noite Europeia de Investigadores

No âmbito da edição de 2022 da Noite Europeia dos Investigadores, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira…
Brasil: Véspera de eleições

Brasil: Véspera de eleições

Voto útil e decisão na primeira volta são temas centrais nas eleições presidenciais brasileiras Sondagem do Datafolha divulgada no dia…