O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, fez um balanço positivo da visita que realizou a localidades isoladas de Santo Antão. A deslocação teve a duração de cinco dias e serviu para contactar populações das zonas mais remotas da ilha.
“Foi uma visita afetiva, de chegar perto das pessoas, sobretudo aquelas que vivem nas comunidades mais distantes”, declarou na segunda-feira, 13 de junho, tendo sido citado pela “Inforpress”.
Nessa visita contactou os agricultores da Ribeira da Cruz e de Martiene e deslocou-se à localidade de Figueiras, uma das mais isoladas. Para se chegar a essa zona são necessárias mais de duas horas de caminhada a descer e cerca de três horas a subir, tendo os habitantes locais de fazer o percurso quase todos os dias para aceder aos bens que só estão disponíveis nos centros urbanos.
O governante esteve igualmente nos liceus da ilha, onde conversou com alunos e professores e assistiu a um concurso de língua portuguesa. Aproveitou também para dialogar com os autarcas da ilha de Santo Antão e outras autoridades locais e nacionais “sobre os desafios da ilha e do seu futuro”.