Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Cabo Verde: PR decide prorrogar Estado de Emergência com duração diferenciada

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou nesta quinta-feira, 16 de abril, o prolongamento do Estado de Emergência. A medida excepcional vigora a partir da meia-noite deste sábado, dia 18, e estender-se-á até ao dia 02 de maio nas ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente.

Quanto às restantes ilhas, entre as quais Santo Antão, São Nicolau, Sal, Fogo e Brava, a duração do Estado de Emergência será de nove dias.

O chefe de Estado optou assim por colocar o referido estado com uma duração diferente para as ilhas afetadas e para aquelas onde ainda não foram registados quaisquer casos.

Jorge Carlos Fonseca garantiu que a situação está controlada, mas reconheceu que os 45 casos registados na Boa Vista “demonstram que é imprevisível” a Covid-19, uma vez que se propaga e espalha sem se perceber ainda exatamente como.

“A situação é grave, muito grave”, disse, alertando que tal “pode ter consequência dramática”, sendo necessário reforçar a política de prevenção. “Assim, após ouvir os partidos, associações, confissões religiosas, enfim, toda a esfera da sociedade, decidi e entendi por bem prolongar o estado de emergência, pelo que já solicitei a aprovação da AN [Assembleia Nacional] para poder declarar o estado de emergência”, acrescentou.

No entanto, não avançou se vai haver um reforço das medidas de restrição ou se será suavizada a perda de direitos consagrados na Constituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin