Cabo Verde: PR diz que situação de Covid-19 é “preocupante”

O Presidente da República de Cabo Verde considerou “preocupante” a situação da Covid-19 no país. Jorge Carlos Fonseca destacou o número “muito elevado” de casos e um “número crescente de óbitos”.
No entanto, sublinhou que há uma conjugação de esforços por parte do poder político para mobilizar meios. O objetivo é conter a propagação do coronavírus. Existe ainda a “avaliação constante” das medidas que estão a ser adotadas para o combate à propagação do vírus, incluindo as de “estratégias de comunicação com as populações”.
“Já nos demos conta que o êxito deste combate depende, em larga medida, da postura responsável e cidadã de cada um dos cabo-verdianos”, realçou igualmente.
Para o chefe de Estado, a retomada do turismo nas duas ilhas mais turísticas de Cabo Verde, Sal e Boa Vista, depende dos seus cidadãos, ou seja, da “postura individual e do cumprimento das regras e diretivas emanadas das autoridades competentes e legítimas”. Recorde-se que o setor turístico representa cerca de 25% da produção da riqueza nacional.
O governante considera também que o combate à Covid-19 depende da “inteligência, lucidez e serenidade” que a liderança política do arquipélago deve ter.
Cabo Verde tem, desde março, um total de 8.944 positivos de Covid-19. Desses casos houve, até ao momento, 8.155 recuperações e 95 óbitos.