O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, partilhou que a sua visita de cinco dias ao Brasil foi “bem conseguida e com resultados positivos”. As declarações foram feitas após o regresso ao arquipélago africano.
O governante destacou o reforço dos laços de cooperação entre ambos os países lusófonos. Segundo o próprio, estão lançadas as sementes para uma relação muito mais alargada entre Cabo Verde e o Brasil.
“A visita ao Brasil foi bem conseguida e com resultados muito positivos para Cabo Verde. Creio que lançamos novas sementes para um relacionamento muito mais alargado com o Brasil, que possa atingir não só a cooperação por via diplomática a nível bilateral e no seio da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]”, salientou.
A conversa com o homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, incluiu o fortalecimento de laços de cooperação em áreas como a segurança marítima, a defesa, a formação, a assistência técnica e a cooperação económico-empresarial.
A deslocação do Presidente de Cabo Verde contou igualmente com uma componente político-diplomática com as comunidades cabo-verdianas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
“A comunidade cabo-verdiana no Brasil está muito bem integrada. Há a vontade das pessoas terem mais, de terem o passaporte e a nacionalidade, mas num ambiente de tranquilidade (…) no geral estão muito bem integrados”, divulgou sobre a diáspora.