Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Cabo Verde: PR e partidos chegaram a acordo nas datas das eleições

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, confirmou a data das eleições legislativas e presidenciais. As primeiras mencionadas irão de correr a 18 de abril e as segundas a 17 de outubro. 

Entretanto, os partidos políticos com e sem assento parlamentar, entre os quais MpD, PAICV, UCID e PP, afirmaram que concordavam com as datas marcadas. Agora, irão começar a preparar-se para os dois actosprincipalmente para as legislativas, em que, após as propostas das estruturas concelhias e regionais, estão sobre a mesa as listas de candidaturas para os 11 círculos eleitorais do pais e três da diáspora. 

Segundo secretáriageral do MpD, Filomena Delgado, já quando os partidos foram ouvidos pelo chefe de Estado o partido no poder tinha apontado a marcação das legislativas entre março e abril. 

“O Presidente, ao anunciar as datas, referiu-se sobre os vários fatores que ponderou para a marcação das eleições, particularmente, a questão do recenseamento na diáspora”sublinhou. 

Por sua vez, o dirigente parlamentar do PAICV, Rui Semedo, disse que era normal que o Presidente marcasse as datas de eleições dentro das balizas estabelecidas na legislação do país. 

“Ele ouviu os partidos políticos, pelo que consideramos a data normal e concordamos, apesar da expectativa do partido era que Jorge Carlos Fonseca tomasse essa decisão mais cedo, pois se tivesse marcado as datas mais cedo seria evitado a nomeação do governador do Banco de Cabo Verde nas circunstâncias que foi feita”expôs. 

Também o vice-presidente da UCID e deputado nacional pelo mesmo partido, João Santos Luís, partilhou que a formação política que representa está satisfeita com a data estipulada. 

O presidente do PP, Amândio Barbosa, partilhou da mesma opinião, estando “totalmente de acordo” com as datas anunciadas por Jorge Carlos Fonseca.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Timor-Leste: Xanana quer que setor privado seja motor de desenvolvimento

Timor-Leste: Xanana quer que setor privado seja motor de desenvolvimento

O político timorense Xanana Gusmão desafiou o setor privado do país a ser motor de desenvolvimento sem estar dependente do…
Angola: MPLA fala sobre projetos estruturantes no Zaire

Angola: MPLA fala sobre projetos estruturantes no Zaire

O primeiro secretário do MPLA na província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, reafirmou o compromisso do partido no poder…
Cabo Verde: UCID critica falta de recursos na PJ no Mindelo

Cabo Verde: UCID critica falta de recursos na PJ no Mindelo

A UCID denunciou publicamente a falta de recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos no Departamento de Investigação Criminal da Polícia…
Comissão Europeia e Conselho Europeu consideram China uma ameaça

Comissão Europeia e Conselho Europeu consideram China uma ameaça

Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen e Charles Michel, respetivamente, reconheceram nesta terça-feira,…