Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Cabo Verde: PR e partidos chegaram a acordo nas datas das eleições

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, confirmou a data das eleições legislativas e presidenciais. As primeiras mencionadas irão de correr a 18 de abril e as segundas a 17 de outubro. 

Entretanto, os partidos políticos com e sem assento parlamentar, entre os quais MpD, PAICV, UCID e PP, afirmaram que concordavam com as datas marcadas. Agora, irão começar a preparar-se para os dois actosprincipalmente para as legislativas, em que, após as propostas das estruturas concelhias e regionais, estão sobre a mesa as listas de candidaturas para os 11 círculos eleitorais do pais e três da diáspora. 

Segundo secretáriageral do MpD, Filomena Delgado, já quando os partidos foram ouvidos pelo chefe de Estado o partido no poder tinha apontado a marcação das legislativas entre março e abril. 

“O Presidente, ao anunciar as datas, referiu-se sobre os vários fatores que ponderou para a marcação das eleições, particularmente, a questão do recenseamento na diáspora”sublinhou. 

Por sua vez, o dirigente parlamentar do PAICV, Rui Semedo, disse que era normal que o Presidente marcasse as datas de eleições dentro das balizas estabelecidas na legislação do país. 

“Ele ouviu os partidos políticos, pelo que consideramos a data normal e concordamos, apesar da expectativa do partido era que Jorge Carlos Fonseca tomasse essa decisão mais cedo, pois se tivesse marcado as datas mais cedo seria evitado a nomeação do governador do Banco de Cabo Verde nas circunstâncias que foi feita”expôs. 

Também o vice-presidente da UCID e deputado nacional pelo mesmo partido, João Santos Luís, partilhou que a formação política que representa está satisfeita com a data estipulada. 

O presidente do PP, Amândio Barbosa, partilhou da mesma opinião, estando “totalmente de acordo” com as datas anunciadas por Jorge Carlos Fonseca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…