O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, destacou neste domingo, 15 de janeiro, a postura das Forças Armadas no período de transição para o regime multipartidário.
De acordo com o governante, as Forças Armadas mantiveram uma posição rigorosamente apartidária, equidistante e republicana, remetendo-se aos quartéis e submetendo-se à Ordem Constitucional.
As observações foram feitas no discurso proferido na cerimónia de comemoração do 56.º aniversário das Forças Armadas de Cabo Verde, que decorreu na cidade da Praia.
Neves acrescentou que esse comportamento possibilitou que todo o processo decorresse “sem sobressaltos, na tranquilidade e em segurança, com respeito escrupuloso pelas escolhas feitas nas urnas”, cita o “Expresso das Ilhas”.
“Cabo Verde revê-se nas suas Forças Armadas e eu, enquanto Presidente da República e Comandante Supremo, reitero as minhas felicitações, confiante de que continuarão a ser uma das instituições mais prestigiadas do país, consolidando o espírito de comunidade nacional, nas ilhas e na diáspora, prosseguindo comprometidas com as causas e os objetivos da nossa Pátria, com o empenho e sentido de missão de sempre”, finalizou.