Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Cabo Verde: PR lembra que crises representam perigo para “valores democráticos”

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, realçou o reforço da credibilidade da democracia cabo-verdiana e avisou que não pode haver retrocessos. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 13 de janeiro, data em que se comemora o Dia da Democracia e da Liberdade. 

No discurso feito na sessão solene comemorativa dos 30 anos da data festivao governante referiu que, apesar de haver “desafios a vencer”, o indicador mais fiável da robustez da democracia do arquipélago é o facto de os processos eleitorais terem sido transformados “num costume”. 

“É necessário celebrar, festejar esta importantíssima conquista. Ela mudou, de forma muito significativa, a realidade política, social e cultural de Cabo Verde, libertou energias, ampliou e desbravou horizontes, favoreceu a criação de um poder local autónomo, a luta contra as discriminações de género, permitiu colocar a um nível mais elevado os processos de realização pessoal e coletiva e potenciou as condições para que pudéssemos criar uma Nação moderna, uma economia competitiva e um Cabo Verde moderno”salientou. 

O chefe de Estado alertou ainda sobre os desafios que se apresentam em tempos de crise e que podem criar as condições para a propagação de extremismos populistas e de discursos incendiários, com ideias antidemocráticas. 

“De um modo geral, os períodos de crise social e as inevitáveis limitações ao normal funcionamento dos sistemas democráticos são aproveitados para a difusão de ideias contrárias aos princípios e valores democráticos”, lembrou. 

Jorge Carlos Fonseca deixou então a mensagem de que “os democratas devem estar muito atentos e combater tais propostas e tentações, através da pedagogia paciente dos valores da liberdade e da democracia, de modo a retirar argumentos aos mentores do ideário e das receitas antidemocráticos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Goa: Moradores exigem ação contra mineração ilegal de areia

Goa: Moradores exigem ação contra mineração ilegal de areia

Apesar das diretivas do Tribunal Superior que instruem o governo de Goa e as autoridades policiais a reprimir a extração…
Brasil: Plano de segurança para a Amazónia vai ter investimento de 2 biliões de reais

Brasil: Plano de segurança para a Amazónia vai ter investimento de 2 biliões de reais

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, anunciou na passada segunda-feira, que o governo federal…
Ucrânia nomeia três vice-ministros da Defesa

Ucrânia nomeia três vice-ministros da Defesa

O ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, anunciou nesta quarta-feira, 27 de setembro, as escolhas dos seus vice-ministros. As…
Angola: Governo quer uniformizar salários da Administração Pública

Angola: Governo quer uniformizar salários da Administração Pública

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, anunciou, após a reunião da Comissão Económica do Conselho…