Cabo Verde: PR pede atenção especial da Rússia a pequenos estados insulares

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, propôs nesta quinta-feira, 24 de outubro, durante o seu discurso em Sochi, na Rússia, que fosse inscrita na agenda da Cimeira Rússia – África uma atenção especial aos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

Durante a intervenção do governante cabo-verdiano, em que saudou “com particular simpatia a manifesta vontade da Rússia em dialogar e cooperar com o nosso Continente em áreas de interesse mútuo e potenciadoras de parcerias inovadoras”, foi lembrado que Cabo Verde liderou o grupo SIDSAM (acrónimo em inglês dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento africanos – CV, Comores, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Maurícias, Seychelles + Madagáscar).

Jorge Carlos Fonseca espera que saiam da cimeira boas recomendações e solidariedade da Rússia para com os países vulneráveis. “Aproveito para relembrar que Cabo Verde já depositou na União Africana os instrumentos para o reconhecimento do Grupo”, acrescentou.

A mesma fonte realçou que as vulnerabilidades económicas, ambientais e as especificidades dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento têm impedido uma transição económica sem sobressaltos e a construção de resiliências necessárias para tentar mitigar os efeitos de constrangimentos estruturais, “tais como a escala económica e a competitividade condicionadas pelo tamanho exíguo do mercado e pelo limitado desenvolvimento do mercado financeiro, a que se adicionam os custos da insularidade para a infra-estruturação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Portugal fala de poucos oligarcas russos visados pelas sanções

Banco de Portugal fala de poucos oligarcas russos visados pelas sanções

O Banco de Portugal (BdP) instruiu os bancos para congelarem as contas de oligarcas russos, no âmbito das sanções aplicadas…
Moçambique: Deslocados autorizados a regressar a Mocímboa da Praia

Moçambique: Deslocados autorizados a regressar a Mocímboa da Praia

A Secretaria Distrital de Mocímboa da Praia, vila moçambicana da província de Cabo Delgado, informou as autoridades do distrito de Palma…
Guiné-Bissau satisfeita com a visita do primeiro-ministro português António Costa

Guiné-Bissau satisfeita com a visita do primeiro-ministro português António Costa

“A visita do primeiro-ministro [português] deixou os guineenses contentes. Portugal é um país irmão e não um amigo da Guiné-Bissau”,…
Ucrânia: Lviv não consegue acolher mais refugiados

Ucrânia: Lviv não consegue acolher mais refugiados

O presidente da Câmara de Lviv, Andriy Sadoviy, informou à “Reuters” que a cidade esgotou a sua capacidade para acolher…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin