Cabo Verde: PR reúne Conselho da República a 28 de setembro

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, convocou uma reunião do Conselho da República para 28 de setembro. O encontro visa a realização de uma “avaliação” da situação decorrente da pandemia da Covid-19.

O arquipélago regista, atualmente, quase 4.600 casos desde que surgiu o primeiro infetado no território, há cerca de seis meses.

A reunião foi divulgada através de uma nota, onde o governante recorda que o Conselho da República é um órgão político de consulta do chefe de Estado. A conversa servirá “para informação, reflexão e avaliação da situação decorrente da epidemia da Covid-19 no país”, nomeadamente na áreas da “saúde, economia e educação”.

Recorde-se que Jorge Carlos Fonseca convocou uma reunião do Conselho da República no final de março. Nessa altura foi ouvido aquele órgão consultivo sobre a declaração de estado de emergência para travar a progressão da pandemia da Covid-19.

Na ocasião acabou por declarar o estado de emergência, pela primeira vez na história do país. Esse estado teve um período inicial de 20 dias e foi sendo renovado, diferenciado por ilhas, até finais de maio.

Quando foi questionado pelos jornalistas no final de agosto sobre a possibilidade de declarar mais um estado de emergência, face à evolução da situação da Covid-19 em Cabo Verde, o Presidente afirmou apenas que “nunca se pode dizer nunca mais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Angolanos fugidos da Ucrânia podem chegar este mês

Angola: Angolanos fugidos da Ucrânia podem chegar este mês

O Governo angolano está a analisar a possibilidade de fretar um avião com o objetivo de trazer para Luanda os angolanos…
Timor-Leste: Governo diz-se solidário com povo ucraniano

Timor-Leste: Governo diz-se solidário com povo ucraniano

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, manifestou a solidariedade do seu Governo para com o povo ucraniano, que continua a…
Revista de Imprensa Lusófona de 03 de março de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 03 de março de 2022

O “Jornal de Angola” noticia “Angolanos que fogem da Ucrânia podem chegar a Luanda este mês”. Segundo a “Angop”, os…
Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia foram adiadas para esta quinta-feira, 03 de março.  A delegação ucraniana está…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin