O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propôs nesta segunda-feira, 22 de novembro, um debate “sério e aprofundado” sobre o financiamento do ensino superior no país. O objetivo é encontrar “novas luzes que alumiem os caminhos da qualidade, da excelência e da sustentabilidade”.
As declarações do governante, citadas pela “Inforpress”, foram feitas durante a sua intervenção na sessão solene comemorativa do 15.º aniversário da Universidade de Cabo Verde. Neves declarou que “conhece e está ciente dos desafios” de gestão com os quais a instituição pública ainda se confronta.
“O deficit do financiamento do Estado e consequentes impactos na organização e gestão das carreiras e remunerações do corpo docente, na atribuição de bolsas e outros incentivos aos estudantes, na qualidade da formação, na afirmação da investigação e no desenvolvimento institucional da própria universidade”, afirmou.
O chefe de Estado espera que haja brevemente espaço para que os principais intervenientes no setor, desde logo o Governo, as empresas e as universidades, possam debater o financiamento do ensino superior no arquipélago.