Cabo Verde: Preços da oferta turística sofrem quebra de 9,5%

Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde avançou que os preços da oferta turística tiveram uma quebra acentuada no primeiro trimestre deste ano. De acordo com os dados revelados, “a taxa de variação homóloga registada pelo IPT foi de -9,5%, resultado inferior em -1,5 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior”. 

A classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes teve uma variação homóloga de -8,9%, o que representa -0,9 p.p. abaixo da que se verificou no trimestre anterior. A esta variação correspondeu uma contribuição de -9,5 p.p. para a variação do IPT Total.  

“Note-se que a componente do Alojamento que corresponde a 63,05% da despesa turística com especial destaque para os Hotéis que correspondendo a 59,07% da despesa turística total registaram uma contribuição negativa (-8,3 p.p.) de sinal idêntico à do trimestre anterior, mas de menor intensidade (-7,3 p.p.), partilhou o INE no relatório sobre o Índice de Preços Turísticos. 

A Restauração cujo peso representa cerca de 35,7% da despesa turística, apresentou uma contribuição negativa (-0,66 p.p.) ligeiramente mais fraca (0,06 p.p.) que a do trimestre anterior”lê-se ainda. 

Foi também realçado que “o movimento dos preços das dormidas em Hotéis (com uma contribuição de -8,2 p.p.) e dos Aldeamentos Turísticos (estes com uma menor contribuição negativa de -0,01p.p.) foram completamente determinantes para este comportamento do IPT total”. 

Em contrapartida, os cafés, bares e similares tiveram uma contribuição positiva de 0,05 p.p. “De notar ainda cinco componentes do IPT que apresentaram contribuições negativas: Restaurantes (-0,66 p.p.), Pensões (-0,04 p.p.), Pousadas (-0,004 p.p.) e Aldeamentos Turísticos (-0,01 p.p.). O nível médio dos preços das restantes componentes manteve-se praticamente constante em relação ao trimestre homólogo”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo mantém universalidade de Subsídio de Fim de Ano

Timor-Leste: Governo mantém universalidade de Subsídio de Fim de Ano

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 28 de setembro, pequenas alterações legislativas para reiterar o cariz universal do “Subsídio de…
Portugal e Angola assinam Plano de Ação para dinamizar o Turismo

Portugal e Angola assinam Plano de Ação para dinamizar o Turismo

O Turismo de Portugal e o Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR) de Angola assinaram um Plano de Ação para dinamizar…
Moçambique e Tanzânia unem-se para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia unem-se para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia começaram a partilhar a partir desta terça-feira, 27 de setembro, estratégias de Defesa e Segurança para o…
Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que…