Cabo Verde viu os preços da oferta turística diminuírem 8,6% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o período homólogo de 2020. Estes são os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Segundo o Índice de Preço Turísticos (IPT) do INE, no terceiro trimestre de 2021 a taxa de variação homóloga registada foi de -8,6%. Trata-se de um número inferior em -2,0 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior.
A variação trimestral registada no terceiro trimestre deste ano foi de -3,3%, menos -3,4 p.p. comparativamente ao valor alcançado no trimestre anterior, que apresentou uma variação de 0,1%, reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador.
O INE mencionou igualmente que no terceiro trimestre de 2020 a variação tinha sido negativa (-1,2%), ficando -2,1 p.p. abaixo da atual.
Nos serviços prestados por hotéis houve uma diminuição dos preços (-3,1%), pensões (-0,9%) e aldeamentos turísticos (-1,3%). Quanto aos serviços prestados pelas residenciais, verificou-se um aumento dos preços (1,8%). Nos restantes e serviços turísticos foram observadas variações nulas face ao trimestre anterior.