Cabo Verde

Cabo Verde: Preços dos produtos importados baixaram 0,3%

O Instituto Nacional de Estatística (INE) informou que os preços dos produtos importados do Índice de Preços do Comércio Externo baixaram em 0,3% no passado mês de junho. Este é um valor superior em 1,3% quando comparado com aquele que foi registado no mês anterior.

Os dados acerca dos produtos importados constam nos resultados do Índice de Preços no Consumidor.

Também segundo o INE, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se, igualmente em junho, em 1,3%. Esse é um valor superior em 2,8% face ao registado no mês anterior.

“Em Junho de 2020, o Índice de Preços da Importação situou-se em 97,3 tendo conhecido um decréscimo de 0,3%, relativamente ao mês anterior. O índice subjacente na importação verificou um acréscimo de 0,1% e o volátil diminuiu 1,3%, face ao mês anterior”, pode ler-se na nota.

Ainda de acordo com os números divulgados pelo INE, as descidas dos preços maiores deram-se nas categorias de grupos de bens de consumo, além de bens de capital e combustíveis (-0,7%). Já a categoria de bens intermédios registou um aumento de 5,4%.

Em termos homólogos, o Índice de Preços da Importação diminuiu então 7,4%, relativamente ao mês de junho de 2019. Comparativamente a essa altura, os índices subjacente e volátil na importação tiveram decréscimos de 6,5% e de 9,5%, respetivamente.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo