Cabo Verde: Presidente da República critica “desobedientes” que ameaçam o país

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, criticou os “desobedientes” das instruções do estado de emergência, adotado para combater a pandemia da Covid-19, e classificou-os como “heróis do equívoco” que ameaçam “uma comunidade inteira”.

Foi através de uma mensagem publicada na sua conta oficial da rede social Facebook que o governante reagiu, sem nunca o ter dito diretamente, ao aparente relaxamento das obrigações de recolhimento domiciliário ou distanciamento social, que começa a ser visível na cidade da Praia.

“No meio desta crise, aparecem, amiúde, alguns desobedientes às ordens e instruções fundamentais para o combate, com sucesso, à epidemia, arvorando-se em corajosos, em gente destemida e ‘livre’, quase heróis”, afirmou, referindo que se tratam de “heróis completamente equivocados”.

“Se o problema fosse apenas de exposição individual à doença e ao perigo de vida, até se poderia aceitar um estranho modo de enfrentar riscos, de exercício da autonomia individual. Porém, o ‘herói’, afinal, pode ser um perigoso inimigo de outrem e, a partir deste, de outros tantos, e aí por diante. De uma comunidade inteira”, acrescentou.

Recorde-se que é desde as 00:00 de 03 de maio que o estado de emergência permanece em vigor apenas nas ilhas de Santiago (Praia) e da Boa Vista, que concentram 172 dos 175 casos de Covid-19 no arquipélago cabo-verdiano. Este terceiro período de estado de emergência, em vigor até às 00:00 de 14 de maio, obriga ao dever de recolhimento, de proibição geral de circulação ou ao encerramento de empresas, declarado pela primeira vez em 29 de março, aplicando-se então em todo o território.

“É preciso, pois, que se dê combate firme e adequado aos heróis do equívoco, muitos deles, ‘heróis’ bem esclarecidos e instruídos”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin