Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Cabo Verde: Presidente da República defende uma CPLP ao serviço dos povos

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, defendeu nesta quinta-feira, 16 de janeiro, que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve estar mais ao serviço dos povos e cidadãos em vez de se limitar a ser um fórum de entidades estatais. 

“No âmbito da CPLP, temos que trabalhar em conjunto para que essa comunidade seja cada vez mais uma comunidade de povos e de cidadãos do que de Estados”, declarou após um encontro em Maputo, capital de Moçambique, com o seu homólogo Filipe Nyusi, que foi empossado na quarta-feira para o segundo mandato presidencial, tendo o chefe de Estado cabo-verdiano marcado presença na cerimónia. 

Jorge Carlos Fonseca, que exerce atualmente a presidência rotativa da CPLP, salientou que o aprofundamento dos vínculos entre os Estados da organização lusófona passa também por uma maior aproximação entre os povos. 

Com Moçambique, acrescentou, Cabo Verde pretende identificar áreas de cooperação, para que os laços na área diplomática se traduzam em resultados práticos para os cidadãos dos dois países. 

“Falámos da necessidade de reforço do nosso relacionamento bilateral e para isso vamos acertar, brevemente, uma data para uma visita minha, de Estado, aqui a Moçambique”, partilhou com a imprensa, referindo que setores como os do turismo, transportes, agricultura, desporto e energias renováveis são domínios em que ambos os Estados poderão cooperar. 

Recorde-se que a CPLP é composta por Cabo Verde, MoçambiqueSão Tomé e Príncipe, Timor-LesteGuiné-Bissau, Guiné Equatorial, AngolaBrasil e Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin