Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Cabo Verde: Presidente diz que detenção de Saab é “caso delicado” e pede respeito

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, descreveu a detenção de Alex Saab, alegado testa-de-ferro do chefe de Estado venezuelano Nicolás Maduro, como um “caso delicado”, tendo essa detenção ocorrido recentemente no arquipélago que representa.

Como tal, pediu respeito pelo Estado de direito democrático, sendo aguardada a decisão sobre o pedido norte-americano para extradição do arguido. Estas declarações foram feitas em conferência de imprensa, na cidade da Praia, ilha de Santiago, por ocasião da celebração dos 45 anos da independência de Cabo Verde.

O governante cabo-verdiano começou por afirmar que não iria tecer comentários ao caso, que considerou ser “delicado” e que está na justiça.

“Não pode estar a pedir que faça comentários sobre um caso delicado, que está na Justiça cabo-verdiana. Num processo em que há um cidadão, empresário, sobre o qual impende acusações – justas ou não, não me cabe dizê-lo – de facto criminalmente graves, que foi detido em Cabo Verde, creio eu para extradição, em que a defesa está a batalhar para a libertação. Como eu não comento nenhum caso judicial em concreto, não posso comentar este”, disse.

O momento foi ainda aproveitado para pedir respeito pelos direitos de defesa do detido e pelo Estado de direito democrático. “A única coisa que posso dizer é que, como Presidente de Cabo Verde, e sendo Cabo Verde uma democracia, sempre achei e continuo a achar que, em quaisquer circunstâncias, seja qual for o dossier, qualquer que seja a sua complexidade, as suas implicações, nós temos que funcionar como um Estado de direito democrático”, defendeu.

“Concretamente, a pessoa detida teria que ter e tem que ter, nomeadamente, acesso a todas as garantias de defesa que a Constituição exige para qualquer pessoa detida em qualquer processo judicial”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, está a ser acusada em…
Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

A UNICEF avança, através de um comunicado de imprensa, que o conflito na Ucrânia já causou em uma semana mais…
Ataque da Rússia a central nuclear faz cair bolsas europeias

Ataque da Rússia a central nuclear faz cair bolsas europeias

As principais bolsas europeias estiveram a negociar nesta sexta-feira, 04 de março, em forte baixa. O motivo deve-se ao ataque…
Revista de Imprensa Lusófona de 04 de março de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 04 de março de 2022

Na Guiné-Bissau a “ANG” escreve “Covid-19: Governo renova vigência de Estado de Alerta em Saúde Pública que terminaria no sábado”.…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin