Cabo Verde

Cabo Verde: Presidente diz que problemas em localidades repetem-se com enfoque na saúde

(c) Presidência da República de Cabo Verde

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, concluiu nesta quarta-feira, 04 de setembro, que são frequentes os mesmos problemas com que se tem deparado nas localidades que visitou na ilha da Boa Vista.

Segundo o governante, a questão da saúde foi a que teve maior destaque, devendo este setor ser reavaliado “em toda a ilha de Boa Vista”. A afirmação foi feita no final do segundo dia de visita à ilha, depois de ter estado nas localidades de Povoação Velha e Rabil.

Nos povoados de Rabil e Povoação Velha os habitantes pediram “melhorias a nível da qualidade, acesso e preço de água, acesso ao trabalho, da educação”, e ainda “resolução de problemas de invasão” de animais às propriedades agrícolas.

Já em Povoação Velha, os moradores exigiram um enfermeiro, e na zona de Rabil declararam que “não existe um posto de saúde a funcionar”, pedindo que, “pelo menos”, seja reposto “o agente sanitário”, que já esteve no exercício das funções na localidade.

Sobre estas questões de saúde, o Chefe de Estado disse que se tratam de problemas que se enquadram de forma mais geral quando se fala no acesso aos cuidados de saúde da Boa Vista. “É uma questão que deve ser reavaliada e reponderada. Tem que se ver o que é preciso fazer mais, além do esforço de melhorar as condições do centro de saúde, de equipamentos, de meios diagnósticos e de acesso a especialistas”, observou.

A mesma fonte reafirmou a necessidade de se regularizar os cuidados mínimos de saúde nos povoados mais distantes, para que as pessoas em situações de emergência “não corram riscos desnecessários”, em função da gravidade do problema de saúde.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo