Cabo Verde

Cabo Verde: Presidente extingue Estado de Emergência em Santiago

Jorge Carlos Fonseca

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou nesta quinta-feira, 28 de maio, o fim do Estado de Emergência na ilha de Santiago, que entrará em vigor a partir das 24:00 de sexta-feira, dia 29.

O anúncio foi feito após uma reunião com o primeiro-ministro, o ministro da Saúde, o ministro da Administração Interna e o diretor Nacional da Saúde, onde foi avaliado o Estado de Emergência em vigor.

“Estamos numa situação em que a situação epidemiológica é estacionária (…) e, portanto, tomei a decisão de não se prolongar o Estado de Emergência na ilha de Santiago”, disse.

Segundo o governante, a decisão foi sustentada em informações disponibilizadas pelas autoridades sanitárias, segundo as quais a situação da pandemia de Covid-19 em Santiago, com destaque para o concelho da Praia, tido como o foco principal da doença, encontra-se atualmente estacionária.

Por sua vez, o Governo da República deve tomar medidas para o desconfinamento de pessoas e a reabertura dos serviços públicos e estabelecimentos privados, mesmo mantendo as restrições sanitárias, principalmente o uso generalizado de máscaras e o distanciamento social.

Recorde-se que Santiago é a ilha que regista o maior número de casos ativos da Covid-19, correspondendo os mesmos a 331. Ao todo, o arquipélago registou, até ao momento, 390 casos, dos quais 155 já recuperados, além de quatro mortes, três das quais em Santiago.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo