O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse estar “impressionado” com o concelho de São Domingos, devido às potencialidades turísticas e agrícolas do local.
A afirmação foi feita nesta terça-feira, 31 de agosto, no âmbito da visita que o governante realizou ao município. O objetivo foi o de saber mais, pessoalmente, acerca da situação económica e sanitária da zona.
No entanto, Fonseca salientou o problema de acesso à água, que já dura há muito tempo, como um dos principais entraves para o desenvolvimento local. “Este é um dos concelhos, na minha opinião mais lindos do país, mas é preciso criar condições para a exploração do turismo, porque é um concelho que tem problemas muito importantes por resolver. Há aqui um grave problema de acesso à água para o consumo, para além das atividades produtivas”, partilhou.
“Segundo me disse o presidente da Câmara de São Domingos, há um défice de quase 400 metros cúbicos de água para a zona de São Domingos. Portanto, aqui tem que haver uma articulação precisa e forte do poder central, e do poder municipal, para se tentar resolver esse problema da água”, acrescentou.
O chefe de Estado mencionou igualmente outros problemas, como a pobreza e a habitação. Trata-se de um desafio a nível nacional, referiu, ajuntando que “São Domingos merece maior atenção por parte do Governo para que se crie as condições mínimas para que o concelho possa potenciar as grandes qualidades que tem, digamos, na agricultura, na pecuária, no turismo, particularmente no turismo interno, e não só”.