Cabo Verde: Primeiro-ministro anuncia acordo de apoio de 40 milhões de dólares com o BM

O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou esta quarta-feira, 29 de maio, que o Banco Mundial vai assinar com Cabo Verde um acordo de ajuda orçamental no valor de 40 milhões de dólares (35.874.400 de euros), como “reconhecimento” do esforço do Governo para melhorar a economia nacional.

O anúncio deste acordo, a ser firmado no dia 06 de junho, foi feito durante o debate parlamentar sobre o crescimento da economia nacional, agendado a pedido do grupo parlamentar do MpD, partido no poder.

Ao analisar o estado da economia nacional, Ulisses Correia e Silva declarou que a mesma está a passar por um “bom momento”, o que, segundo o próprio, é reconhecido não só pelos cabo-verdianos, mas também pelos “parceiros de desenvolvimento e pelas instituições financeiras internacionais”. O bom momento, prosseguiu, é “fruto das políticas e das reformas que inverteram a tendência da estagnação económica e do sobre-endividamento do país e da deterioração da situação das empresas”.

“A economia está a crescer em ambiente de aumento de confiança, de reforço da estabilidade económica e com aumento de rendimento das famílias, num contexto de dois anos de seca e maus anos agrícolas”, acrescentou, sublinhando que o indicador de confiança no primeiro trimestre de 2019 registou o “valor mais alto nos quatro anos”.

Para o primeiro-ministro, o crescimento económico “está a beneficiar as pessoas” e há “mais dinheiro a circular na economia”. “O crescimento económico está ao serviço do desenvolvimento local e regional”, concluiu.

One Comment

  1. Manolo

    Parfeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Três recrutadores dos terroristas entregam-se às autoridades

Moçambique: Três recrutadores dos terroristas entregam-se às autoridades

O Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, apresentou três indivíduos considerados recrutadores e radicalizadores terroristas.  A…
UE quer decidir novo pacote de sanções à Rússia antes da próxima cimeira

UE quer decidir novo pacote de sanções à Rússia antes da próxima cimeira

A União Europeia (UE) espera chegar a acordo sobre o novo pacote de sanções à Rússia antes da próxima cimeira…
Afeganistão: Talibãs disparam em manifestação de apoio às iranianas

Afeganistão: Talibãs disparam em manifestação de apoio às iranianas

Homens armados do regime talibã do Afeganistão dispararam para o ar nesta quinta-feira, 29 de setembro, com o objetivo de…
Revista de Imprensa Lusófona de 29 de setembro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 29 de setembro de 2022

Em Portugal o “Expresso” noticia que o primeiro-ministro “Costa responde esta quinta-feira aos deputados com economia no centro da atualidade”.…