O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, informou em entrevista que a próxima conferência de chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da CPLP, que será realizada este ano em Luanda, está marcada para setembro em vez de julho, mês habitual para o evento.
Ribeiro Telles explicou que a mudança da data foi uma proposta de Angola, marcando esta cimeira o fim do mandato da presidência cabo-verdiana da CPLP e o início da presidência angolana.
Quando questionado nesta terça-feira, 28 de janeiro, sobre a alteração da data da cimeira, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou que não vê constrangimentos no adiamento para setembro, garantindo que o país fará “com prazer” mais dois meses de presidência da organização.
“O importante é que nessa cimeira, pensamos que estão criadas as condições para celebrarmos um grande momento, que é mobilidade a nível da CPLP”, disse.
“Esperamos que o próximo Conselho de Ministros, que se realizará aqui em Cabo Verde, possa sancionar positivamente a proposta apresentada por Cabo Verde e que está devidamente consensualizada. Mais dois ou três meses não será significativo”, acrescentou.
Recorde-se que fazem parte da CPLP nove países, entre os quais Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal.