Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva

Cabo Verde: Primeiro-ministro diz que país fará “com prazer” mais dois meses da presidência da CPLP

secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, informou em entrevista que a próxima conferência de chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da CPLP, que será realizada este ano em Luanda, está marcada para setembro em vez de julho, mês habitual para o evento. 

Ribeiro Telles explicou que a mudança da data foi uma proposta de Angola, marcando esta cimeira o fim do mandato da presidência cabo-verdiana da CPLP e o início da presidência angolana. 

Quando questionado nesta terça-feira, 28 de janeiro, sobre a alteração da data da cimeira, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou que não vê constrangimentos no adiamento para setembro, garantindo que o país fará “com prazer” mais dois meses de presidência da organização. 

“O importante é que nessa cimeira, pensamos que estão criadas as condições para celebrarmos um grande momento, que é mobilidade a nível da CPLP”disse. 

“Esperamos que o próximo Conselho de Ministros, que se realizará aqui em Cabo Verde, possa sancionar positivamente a proposta apresentada por Cabo Verde e que está devidamente consensualizada. Mais dois ou três meses não será significativo”acrescentou. 

Recorde-se que fazem parte da CPLP nove países, entre os quais Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin