O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, declarou que Jorge Carlos Fonseca foi um Presidente que esteve “sempre à altura” daquilo que a alta magistratura da Nação exige por parte dos cabo-verdianos.
O elogio foi feito na presença da imprensa, depois do último encontro de Correia e Silva com o atual chefe de Estado. Recorde-se que José Maria Neves foi eleito Presidente da República no sufrágio de 17 de outubro.
Para além de “bom parceiro” do Governo, Jorge Carlos Fonseca um chefe de Estado “presente e ativo”, acrescentou o chefe do Executivo. “Atravessámos todos momentos muito difíceis e ele esteve sempre na vanguarda, no sentido de motivar, estimular e passar mensagens positivas para o país nas fases de crise, como as secas e a pandemia [da Covid-19]”, referiu também.
Correia e Silva recebeu, entretanto, José Maria Neves, que foi ao Palácio do Governo reiterar ao primeiro-ministro a sua disponibilidade para colaborar com o Executivo no sentido de se encontrar as melhores soluções para Cabo Verde.
“O Presidente da República tem de ser um parceiro do Governo na busca de soluções para o país”, disse Neves à imprensa, à saída do primeiro encontro com o chefe do Executivo.