Cabo Verde: Primeiro-ministro garante que não haverá aumento de impostos

Primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, assegurou que o Governo descarta a possibilidade do aumento de impostos para fazer face à quebra de receitas e à subida das despesas derivadas das medidas aplicadas para travar a pandemia da Covid-19.

“Não vamos ter aumento de impostos, porque isso seria agravar ainda mais a situação da economia, no global, e a situação da economia familiar, das pessoas e a situação das empresas, que mexe depois com o ciclo de rendimento, consumo e produção. Entraríamos num sistema de austeridade que, no caso de Cabo Verde, não pode ser efetivado”, explicou.

O governante acrescentou que o endividamento externo é a única saída possível para enfrentar a grande quebra de receitas fiscais, mencionando que, uma vez que não duvida do “aumento da dívida externa”, tem de se “trabalhar para mitigar esses efeitos” negativos na economia do arquipélago.

Também segundo a mesma fonte, o objetivo é evitar colapsos a nível do sistema de saúde, além do ponto de vista social e económico.

“Esta crise coloca-nos a todos esse grande desafio: primeiro, sobreviver, depois, adaptar à situação, evitar o colapso do sistema de saúde, evitar o colapso social e económico. E é por isso que nós implementámos as medidas de proteção ao emprego, através do lay-off, do subsídio de desemprego muito mais agilizado e flexibilizado. Com esses dois instrumentos, beneficiámos mais de 15 mil trabalhadores do setor empresarial”, frisou.

Linhas de crédito com garantias para apoiar a liquidez das empresas, moratórias para pagamento de créditos e de impostos, medidas de proteção social como Rendimento Solidário, Rendimento Social de Inclusão e ajuda alimentar são outros parâmetros tidos em conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…