Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva

Cabo Verde: Primeiro-ministro garante que não haverá aumento de impostos

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, assegurou que o Governo descarta a possibilidade do aumento de impostos para fazer face à quebra de receitas e à subida das despesas derivadas das medidas aplicadas para travar a pandemia da Covid-19.

“Não vamos ter aumento de impostos, porque isso seria agravar ainda mais a situação da economia, no global, e a situação da economia familiar, das pessoas e a situação das empresas, que mexe depois com o ciclo de rendimento, consumo e produção. Entraríamos num sistema de austeridade que, no caso de Cabo Verde, não pode ser efetivado”, explicou.

O governante acrescentou que o endividamento externo é a única saída possível para enfrentar a grande quebra de receitas fiscais, mencionando que, uma vez que não duvida do “aumento da dívida externa”, tem de se “trabalhar para mitigar esses efeitos” negativos na economia do arquipélago.

Também segundo a mesma fonte, o objetivo é evitar colapsos a nível do sistema de saúde, além do ponto de vista social e económico.

“Esta crise coloca-nos a todos esse grande desafio: primeiro, sobreviver, depois, adaptar à situação, evitar o colapso do sistema de saúde, evitar o colapso social e económico. E é por isso que nós implementámos as medidas de proteção ao emprego, através do lay-off, do subsídio de desemprego muito mais agilizado e flexibilizado. Com esses dois instrumentos, beneficiámos mais de 15 mil trabalhadores do setor empresarial”, frisou.

Linhas de crédito com garantias para apoiar a liquidez das empresas, moratórias para pagamento de créditos e de impostos, medidas de proteção social como Rendimento Solidário, Rendimento Social de Inclusão e ajuda alimentar são outros parâmetros tidos em conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, está a ser acusada em…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin