O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, aceitou o convite do Presidente da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, para participar nas cerimónias do Cinquentenário da Proclamação da Independência do país vizinho.
O Primeiro-Ministro cabo-verdiano expressou a importância deste evento, “é uma honra participar nas comemorações do cinquentenário da independência da Guiné-Bissau. A relação entre Cabo Verde e Guiné-Bissau é profundamente enraizada na história e na cultura, e estas comemorações fortalecem os laços que nos unem.”
A cerimónia solene está agendada para o dia 16 de novembro, às 10h00 locais, marcando o Dia das Forças Armadas na Guiné-Bissau. Correia e Silva destacou a cooperação estreita entre os dois países desde a Independência, sublinhando a identificação de ideais comuns e políticas de desenvolvimento semelhantes.
Numa perspetiva indireta, o Presidente realçou: “A nossa cooperação visa estabelecer uma parceria estratégica diversificada, baseada num diálogo político constante e numa cooperação económico-empresarial mutuamente benéfica.”
Além disso, sublinhou a presença significativa da comunidade cabo-verdiana na Guiné-Bissau, destacando a integração bem-sucedida na sociedade local. Inversamente, mencionou a comunidade bissau-guineense em Cabo Verde, representando cerca de 31% da população imigrante, aproximadamente 14.347 cidadãos.
A participação do Primeiro-Ministro, nas celebrações reforça o compromisso contínuo com a cooperação bilateral e a amizade entre os dois países.
Anícia Cabral – Correspondente