Cabo Verde: Primeiros ensaios em imuno-histoquimica realizados com sucesso

O Hospital Universitário Agostinho Neto, HUAN, em Cabo Verde, apresentou em conferência de imprensa os primeiros resultados dos ensaios efetivados no seu Centro de Investigação situado na Praia.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração do HUAN, Imadoêno Cabral, pretendem “ganhar em termos de tempo e acreditamos que esta é uma nova etapa em que terem os menos custos com envio de amostras para Portugal, vamos ganhar também em termos de custos intangíveis que é o sofrimento e a dor para as famílias”. 

Imadoêno Cabral, vê essa conquista como um grande passo para o Hospital nacional, já que irá poder resolver internamente os problemas de saúde, nesta área em que, em cada quatro doentes diagnosticados com cancro da mama, mais de 50% são diagnosticados na fase 3 e 4.

“A partir de agora nós estamos a trabalhar para validar este estudo no hospital, para que os nossos doentes, com diagnóstico de cancro de mama, tenham um tratamento adequado”, enfatiza a Coordenadora do Programa Nacional de Luta contra o Cancro e Diretora do Serviço de Anatomia de Hospital Universitário Agostinho Neto, Carla Barbosa.

O Hospital Universitário Agostinho Neto assinou em Fevereiro deste ano, o protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian para financiamento de 150 (cento e cinquenta) mil euros, para a Implementação de um Laboratório de Biologia Molecular no HUAN e para apoiar o diagnóstico do cancro, mais precisamente o cancro de mama.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…
Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número…
Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento do Estado…