O Instituto Nacional de Estatística divulgou que os preços dos produtos importados diminuíram 1,6% em maio, o que representa um valor superior em 4,3 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior.
Já a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados, acrescentou a mesma fonte, fixou-se em -1,5% em maio, um valor superior em 0,1 p.p. face ao registado no mês anterior.
A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 0,1%, valor inferior em 4,4 p.p. face ao registado no mês anterior.
Foi também em maio de 2020 que os índices subjacentes e voláteis na importação registaram decréscimos de 1,7% e 1,3%, respetivamente, face ao mês anterior.
Estas descidas dos preços mais expressivos ocorreram nas categorias “Bens de Consumo” (-2,5%), tendo a mesma sido justificada com a descida dos preços de “produtos alimentares primários” (-3,3%); “Bens Intermédios” (-4,3%), devido à descida dos preços de “produtos transformados para a construção” (-4,4%) e “Combustíveis” (-0,1%), com a descida da única subcategoria denominada “combustíveis” (-0,1%).
Por sua vez, o aumento de preço na categoria “Bens de capital” (1,4%) é justificado pela subida de preços de “máquinas” (1,3%).