O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, partilhou o desejo de ver as relações entre o arquipélago e Angola mais “reforçadas e alargadas” a novos setores.
“Há aqui enormes potencialidades. Angola já tem investimentos importantes em Cabo Verde no domínio da banca, das telecomunicações, dos combustíveis e queremos alargar para outros setores, designadamente os transportes aéreos e marítimos e também a questão do turismo e do ensino superior, ciência e inovação, e toda área da reforma do Estado e da Administração Pública”, afirmou, citado pela “Inforpress”.
O chefe de Estado iniciou neste domingo, 09 de janeiro, uma visita de três dias a Angola. Trata-se da sua primeira visita de Estado ao exterior, algo que considera ser um “sinal forte” no reforço das relações entre os dois países.
“É uma visita extremamente importante. A primeira visita de Estado que faço ao exterior. Angola é um país africano, mas também que preside a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], e vai ser um momento de reforço das relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Angola”, acrescentou na conversa com os jornalistas.
“Queremos que haja mais parcerias e queremos um pouco que Angola transforme Cabo Verde numa plataforma de negócios nesta região e seria importante essa troca”, prosseguiu.
“Angola é um país muito amigo de Cabo Verde. Tem uma importante comunidade cabo-verdiana em Angola e as nossas relações foram muito fortes antes da independência e depois da independência, mas também Angola tem um papel importante em África e desempenha um papel ‘player’ na região de África Austral, na África Central e todo continente africano e na CPLP”, frisou Neves, que se encontrou nesta segunda-feira, dia 10, com o homólogo angolano, João Lourenço.