Ásia | Cabo Verde

Cabo Verde recebe 176 milhões de escudos do Japão em assistência alimentar

© Pxhere

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, e o embaixador do Japão no país, Tatsuo Arai, assinaram um acordo por Troca de Notas no âmbito da cooperação financeira não reembolsável em assistência alimentar, no valor de 176 milhões de escudos (1.596.150 euros).

A rubrica foi feita no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, na cidade da Praia, tendo Luís Filipe Tavares considerado o sucedido como um gesto “importante” que irá permitir que o país invista em projetos de desenvolvimento.

“Amanhã vamos ter no Porto da Praia uma cerimónia de entrega de 1.527 toneladas de arroz, dinheiro esse que vai para um fundo de contrapartida que servirá para financiar projetos na área da agricultura, social e de desenvolvimento do país”, declarou.

O governante lembrou que Cabo Verde e Japão têm pautado por uma cooperação de amizade muito “forte”, considerando que a visita do primeiro-ministro ao país, em agosto, demonstrou o quanto o arquipélago cabo-verdiano aprecia esta parceria.

“Na reunião que tivemos com os governantes no Japão passámos em revista a cooperação existente entre os dois países e trabalhámos na perspetiva de incrementarmos essa cooperação, que é muito antiga”, sublinhou.

Já o embaixador Tatsuo Arai manifestou o seu contentamento em poder rubricar um acordo que irá beneficiar o arquipélago no que se refere a assistência alimentar. “Esta forma de assistência é uma área privilegiada de cooperação japonesa com Cabo Verde, com vista a fortalecer a segurança alimentar (…) dando prioridade ao atendimento das necessidades básicas da população para melhorar as suas condições de vida”, afirmou.

Arai, que considera esta uma doação de duplo impacto, uma vez que possibilita construir fundos para realização de outros projetos de desenvolvimento socioeconómico, garantiu que a cooperação japonesa não se restringe apenas a isso, mas também nas áreas energética, pesca e hidráulica.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo