As Nações Unidas transferiram mais de dez milhões de escudos (90 mil euros) para Cabo Verde, no âmbito da cooperação da Organização das Nações Unidas (ONU) com o país. Segundo a organização internacional, a quantia doada visa apoiar as autoridades nacionais nas respostas à pandemia da Covid-19.
A mesma fonte disse ainda, através de um comunicado, que os fundos doados no valor total de 10.158.900 escudos cabo-verdianos (92.131 euros) irão contribuir para assegurar principalmente a continuidade de serviços prestados aos idosos e pessoas isoladas por alguma vulnerabilidade, através dos centros de dia.
Esse dinheiro será igualmente aplicado no processo de reabertura dos jardins de infância, garantindo a criação de condições de segurança sanitária e a higienização que a situação exige atualmente, em consonância com as orientações emanadas pelo Governo no que diz respeito à Covid-19.
“Esta doação vem, assim, contribuir para a implementação de parte das respostas previstas no documento medidas de protecção das famílias mais pobres e dos trabalhadores do sector informal e do REMPE [Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas], particularmente na medida 4 que diz respeito à Protecção social dos idosos dos Centros de Dia”, pode ler-se no documento.
A verba, transferida diretamente na conta do Tesouro, provém do orçamento do Gabinete da Coordenadora Residente das Nações Unidas e do PNUD Cabo Verde.