O Estado cabo-verdiano registou um aumento de 58,9% nas suas receitas em janeiro, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Esta percentagem representa uma subida superior a 4.296 milhões de escudos (38,9 milhões de euros).
São estes os dados oficiais do relatório síntese da execução orçamental de janeiro, segundo a “Lusa”.
O documento do Ministério das Finanças, provisório, indica que o desempenho mencionado resulta principalmente do aumento da arrecadação de impostos (53,8% face ao mesmo mês de 2022) e nos donativos recebidos.
É também referido que as despesas totais de janeiro subiram 10,3%, face ao executado um ano antes, para 4.138 milhões de escudos (37,5 milhões de euros).
O Estado arrecadou assim, em janeiro, 6,7% dos 64.238 milhões de escudos (582 milhões de euros) das receitas orçamentadas para todo o ano pelo Governo.