A imagem é liberada livre de copyrights sob Creative Commons CC0. Você pode baixar, modificar, distribuir e usá-los royalty free para qualquer coisa que você gosta, mesmo em aplicações comerciais. A atribuição não é obrigatória.

Cabo Verde: Receitas do Estado quebram 40% com Covid-19

Cabo Verde sofreu uma quebra de quase 40% nas receitas do Estado em janeiro, devido às consequências económicas e sanitárias causadas pela pandemia da Covid-19. Trata-se de uma perda de 21,8 milhões de euros. 

Estes foram os dados revelados pelo Ministério das Finanças. No relatório pode ler-se que o desempenho resulta, nomeadamente, da “conjugação” da queda na arrecadação de impostos diretos (-40,1%), impostos indiretos (-32,1%) e Segurança Social (-27,5%). 

As receitas totais da administração central cabo-verdiana registaram em janeiro os 2.411 milhões de escudos (21,8 milhões de euros). Já as despesas executadas desceram 3,6%, face ao mesmo mês de 2020, para 3.160 milhões de escudos (28,6 milhões de euros). 

Nas receitas, o Imposto sobre o Rendimentos das Pessoas Singulares (IRS) caiu em janeiro 28,2%, para 323,5 milhões de escudos (2,9 milhões de euros). “Quanto ao desfasamento em face às metas, ainda não se verifica a recuperação da economia esperada ao longo do ano, com impacto no emprego e nos rendimentos das pessoas singulares”, lê-se ainda. 

Quanto aos impostos indiretos, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) teve uma quebra de 37,1% em janeiro, quando comparado com o mesmo mês de 2020, antes dos efeitos da pandemia, para 917,5 milhões de escudos (8,3 milhões de euros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin