Cabo Verde: Receitas do Estado recuperam após quebra de 11,8%

As receitas do Estado de Cabo Verde estão a recuperar depois de terem sofrido uma queda de 11,8% até maio, comparativamente a 2020, devido às consequências da pandemia da Covid-19. Os números foram divulgados pelo Ministério das Finanças.

Ao todo, as receitas alcançaram 14.966 milhões de escudos. No entanto, houve uma recuperação face a abril.

Segundo os dados do relatório síntese da execução orçamental de janeiro a maio de 2021, o desempenho resulta principalmente da queda na arrecadação de impostos diretos (-9,8%) e de impostos indiretos (-13%). Já as receitas da Segurança Social aumentaram 22%, comparativamente aos cinco primeiros meses de 2020.

Até fevereiro deste ano, as receitas totais da administração central atingiram os 5.046 milhões de escudos, uma quebra de 33,1% face a fevereiro de 2020. As mesmas aumentaram em março para mais de 8.492 milhões de escudos, representando uma quebra de 28,7% também em termos homólogos, e em abril para 11.488 milhões de escudos, menos 23,9% face ao mesmo mês do ano passado.

Em maio, apesar de continuar abaixo do registo de há um ano, o desempenho continua a enfrentar uma recuperação, com um total arrecadado em receitas pelo Estado de 14.966 milhões de escudos. Trata-se de uma diminuição de 11,8% face aos cinco primeiros meses de 2020.

Tendo em conta as consequências económicas da pandemia e a quebra nas receitas fiscais inicialmente estimadas, o Governo cabo-verdiano apresentou um Orçamento Retificativo para este ano onde prevê um crescimento económico a rondar os 5%, no melhor dos cenários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…