Cabo Verde

Cabo Verde: Rede interbancária aumentou movimentos

As operações na rede interbancária de Cabo Verde, denominada vinti4 e que envolve nomeadamente Caixas Automáticas (CA/ATM) e Terminais de Pagamento Automático (TPA/POS), voltaram a subir em dezembro do ano passado. Foram registados quase 88 milhões de euros.

Os números significam então uma recuperação dos mínimos históricos devido ao confinamento provocado pela Covid-19.

Estes dados constam num relatório estatístico do Banco de Cabo Verde (BCV) sobre o sistema de pagamentos do país, onde consta a informação do registo de 3.396.778 operações em dezembro. Assim, foram movimentados quase 9.730 milhões de escudos (87,9 milhões de euros).

Tal representa um crescimento de 19,2% em quantidade de operações e 25% em valor movimentado, face a novembro, um aumento pelo segundo mês consecutivo.

No entanto, comparativamente a dezembro de 2019, as operações continuam em quebra, verificando-se 2,1% em quantidade e 10,9% em valor.

“O ano 2020 foi um ano marcado pelo contexto da pandemia de Covid-19, o que se refletiu de forma categórica na utilização dos instrumentos de pagamento no país. Entretanto, os dados do mês de dezembro reforçam o quadro da evolução positiva que a utilização dos instrumentos de pagamento tem alcançado, desde o final do período de confinamento, ainda que enfrentando todos os condicionantes do ‘novo normal’”, pode ler-se no relatório do BCV.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo