Cabo Verde regista aumento de 18,1% nas exportações

Cabo Verde registou uma subida de 18,1 % nas exportações realizadas no primeiro trimestre de 2022, tendo lucrado 934 mil contos. Trata-se de um aumento de 143 mil contos comparativamente ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados provisórios do Comércio Externo. 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu quadro estatístico do Comércio Externo de março indica que a Europa continua a ser o principal cliente de Cabo Verde. O continente representa 96,4% do total das exportações do arquipélago. 

Dos países europeus é a Espanha que lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia. No período em analise representou 57,1% do total das exportações. 

Os produtos mais exportados foram Preparados e conservas de peixes (70,5%), seguidos de Vestuários (11,3%) e Calçados (7,8%). 

As importações aumentaram igualmente, tendo sido registada uma subida de 22,9% no primeiro trimestre de 2022, face ao mesmo período de 2021. A Europa mantém-se como o principal fornecedor de Cabo Verde, com 70,6% do montante total, seguida da Ásia/Oceânia (14,1%), América (10,6%), África (2,5%) e Resto do Mundo (2,2%). 

Nas importações é Portugal que lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 43,8% do total (5,6 p. p. inferior em relação ao mesmo período do ano anterior). Seguem-se a Espanha (8,2%), Itália (5,3%), Países Baixos (4,7%) e Brasil (4,5%). 

Os produtos mais importados foram combustíveis (15,8%), veículo automóveis (5,8%), ferro e suas obras (5,6%), reatores e caldeiras (5,5%) e máquinas e motores (4,1%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Registados 14 milhões de cidadãos para votarem nas eleições

Angola: Registados 14 milhões de cidadãos para votarem nas eleições

O ministro da Administração do Território em Angola, Marcy Lopes, informou que 14 milhões de cidadãos angolanos realizaram o Registo…
Moçambique: Despedidos mais de 50 mil trabalhadores em 2021

Moçambique: Despedidos mais de 50 mil trabalhadores em 2021

Em Moçambique foram despedidos e/ou suspensos das suas atividades mais de 50 mil trabalhadores de diferentes áreas laborais ao longo…
Cabo Verde: Facilitação de vistos com UE inicia a 01 de julho

Cabo Verde: Facilitação de vistos com UE inicia a 01 de julho

O acordo de facilitação de vistos entre Cabo Verde e a União Europeia (UE) entra em vigor a 01 de…
Moçambique: Militares fantasmas nas FADM incluem filhos de ex-combatentes e políticos

Moçambique: Militares fantasmas nas FADM incluem filhos de ex-combatentes e políticos

Foram descobertos recentemente vários militares fantasmas nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), através da realização do processo da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin