O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde divulgou nesta quarta-feira, 30 de março, os dados provisórios do Comércio Externo. Os mesmos indicam que em fevereiro houve uma subida de 118% nas exportações e que também as importações aumentaram, sendo a percentagem de 50,2%, comparativamente ao mesmo mês do ano anterior.
Nesse período em análise é mencionado que o deficit da balança comercial aumentou 47,3% e que a taxa de cobertura subiu igualmente, ao registar 1,9 pontos percentuais.
A Europa mantém-se como o principal cliente do arquipélago africano, uma vez que representa cerca de 98,2% do total das exportações cabo-verdianas. É Espanha que lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando 78,5% no mês de fevereiro de 2022.
Em segundo lugar está Portugal, com 11,9%, seguido da Itália, com 7,4%. Já os Estados Unidos da América surgem em quarto, com 0,9%.
Os produtos mais exportados por Cabo Verde em fevereiro foram os preparados e conservas com (85,2%) os vestuários (4,9%) e os calçados (4,6%).