Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Segundo a Ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, desde o início de novembro houve um pequeno aumento dos números de casos de COVID-19, sobretudo no concelho da Praia.

A informação foi dada em conferência de imprensa, realizada na cidade da Praia. Segundo os dados oficiais, Cabo Verde registou três casos da sub-linhagem da variante Ómicron (BQ.1.1) nas amostras feitas na Ilha de Santiago.

“Os casos têm estado a aumentar não de forma exponencial, como verificamos nas outras vezes, em que houve aumento de casos no país. O número de internamentos também é muito baixo e, sobretudo, são aquelas pessoas que não estão devidamente vacinadas ou então que apresentam fatores de risco”, afirmou a Ministra da Saúde.

Filomena Gonçalves deixou claro que a variante Ômicron não cursa com situações graves sobretudo numa população vacinada, por isso apelou a população e a todos a se vacinarem no sentido de se evitar o aumento de casos de COVID-19 no país, os casos com necessidade de internamento e, consequentemente, os óbitos.

A nível nacional, avançou que o RT (Taxa de Transmissibilidade) está em 1,17, a taxa de positividade nos últimos 14 dias é de 14%, taxa de internamento por COVID-19 é de 2% e a taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias é de 45 por 100 mil habitantes.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…
Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…
Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

No dia em que assumiu a presidência do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários decretos…
Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Arrancou ontem, 03 de janeiro, em Moçambique, o processo de Recenseamento Militar edição 2023, sob o lema: “Recenseamento Militar: Promovendo…