Segundo a Ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, desde o início de novembro houve um pequeno aumento dos números de casos de COVID-19, sobretudo no concelho da Praia.
A informação foi dada em conferência de imprensa, realizada na cidade da Praia. Segundo os dados oficiais, Cabo Verde registou três casos da sub-linhagem da variante Ómicron (BQ.1.1) nas amostras feitas na Ilha de Santiago.
“Os casos têm estado a aumentar não de forma exponencial, como verificamos nas outras vezes, em que houve aumento de casos no país. O número de internamentos também é muito baixo e, sobretudo, são aquelas pessoas que não estão devidamente vacinadas ou então que apresentam fatores de risco”, afirmou a Ministra da Saúde.
Filomena Gonçalves deixou claro que a variante Ômicron não cursa com situações graves sobretudo numa população vacinada, por isso apelou a população e a todos a se vacinarem no sentido de se evitar o aumento de casos de COVID-19 no país, os casos com necessidade de internamento e, consequentemente, os óbitos.
A nível nacional, avançou que o RT (Taxa de Transmissibilidade) está em 1,17, a taxa de positividade nos últimos 14 dias é de 14%, taxa de internamento por COVID-19 é de 2% e a taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias é de 45 por 100 mil habitantes.