Cabo Verde: Remessas de emigrantes atingiram quase 40%

As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago cresceram quase 40% em 2021, até setembro. Segundo os dados do Banco de Cabo Verde, divulgados pela “Lusa”, nessa altura foram registados cerca de 20.718 milhões de escudos.

No relatório de dezembro do referido banco pode ler-se que o resultado nos primeiros nove meses do ano foi impulsionado pelas remessas enviadas em julho. Trata-se de um recorde de quase 2.938 milhões de escudos num único mês.

Já de janeiro a setembro de 2020 os emigrantes cabo-verdianos tinham aumentado as remessas enviadas para o país, para mais de 14.918 milhões de escudos. Agora as mesmas atingiram 38,9%, também em nove meses, igualmente em termos homólogos.

A população de Cabo Verde ronda os 500 mil habitantes. Estima-se que mais de um milhão viva na Europa e Estados Unidos da América, estando o sistema financeiro do arquipélago dependente das remessas desses emigrantes.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reconheceu no final de 2020, no Parlamento, a importância para a economia nacional das remessas enviadas pelos emigrantes, que continuavam a crescer e representam já 11,3% do Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano.

“As contribuições das remessas dos emigrantes têm sido importantes ao longo da história de Cabo Verde. São importantes para as famílias, para o financiamento da economia cabo-verdiana e também demonstra que a confiança tem aumentado, mesmo no período da pandemia”, afirmou, citado pela “Inforpress”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…